Leilão de arte somente online e via telefone.
24 April, 2023
Online auction 20:00h
Lot 1
Autor Não Identificado
Mug14 x 16,5 cmporcelanaséc. XVIIIMug em porcelana da Cia das Indias, dinastia Qing, reinado Qianlong (1736-1795), decoração no padrão "Mandarim" apresentando em moldura e reservas figuras orientais. China, séc. XVIII.
Lot 2
Autor Não Identificado
Mug12 x 14 cmporcelanaséc. XVIIIMug em porcelana da Cia das Indias, dinastia Qing, reinado Qianlong (1736-1795), decoração no padrão "Mandarim" apresentando em moldura e reservas figuras orientais. China, século XVIII.
Lot 3
Autor Não Identificado
Bule15 cm alturaporcelana chinesaséculo XVIII/XIXBule em porcelana chinesa da Cia das Índias, Qing, Jiaqing (1796-1820), decorada com monograma em sépia e ouro. Pega em forma de fruto. China, século XVIII/XIX.
Lot 4
Autor Não Identificado
Tinteiro de forma retangular27 cm (com base)cristal baccarat e prata portuguesaséc. XIXCom borda ondulada ornamentada por volutas, folhagens e flores, repuxada e cinzelada, apresenta par de recipientes em cristal centralizado em caixa circular encimada por pequeno castiçal. Pés em forma de patas de leão. Contraste da cidade de Londres, período George III.
Lot 5
Autor Não Identificado
Terrina de molho - "Sauce Tureen"24 cm (diâmetro)prata inglesa do período George IIINa base ao centro apresenta brasão armorial em ambas as faces, inserido em riquíssima reserva decorada em composições com folhas de acanto e volutas. As peças apresentam forma oblonga com alças recamadas por estilizações vegetais e espalmadas no conjunto. Aos cantos emergem diagonalizado intercaladas por elementos concheados. Contraste da Cidade de Londres, e marcas do importante prateiro Thoma Robins.
Lot 6
Autor Não Identificado
Polvilhador26 cmprata de lei inglesaPolvilhador bojudo em prata de lei inglesa, apresentando bojo balaústre com decoração em gomos retorcidos. Tampa vazada em arabescos e godrões. Pega em forma de pinha.
Lot 7
Autor Não Identificado
Bureau-Plat79 x 180 x 91 cmmadeira nobre e couroséc. XXBureau-Plat estilo Luis XV, em madeira nobre e faxeada a pau-rosa. Aplicações, puxadores e espelhos das gaveta em bronze dourado e relevado representando motivos vegetalistas e nas laterias cabeças de "bachus". Tampo em couro vermelho com frisos em ferro gravados a ouro. Com 3 gavetas. França.
Lot 8
Autor Não Identificado
Bureau-Plat George III78 x 199 x 121 cmmadeira de nogueira e couroséc. XVIIIBureau-Plat George III em nogueira, caixa reta com 6 gavetas sob colunas e pés assentes sobre rodas de bronze. Tampo forrado em couro decorado com ferros a ouro, Inglaterra.
Lot 9
Autor Não Identificado
Par de Saleiros4,5 x 11 cmprata vermeilséc. XIXPar de saleiros em prata vermeil com marcas e contrastes Austro-Hungaro, com riquíssimo trabalho de ourivesaria e de uma beleza extraordinária, decorados com "Cabeças de Bachus e Animais Fantásticos", do século XIX. (Estas peças foram oferecidas de presente pelo casal Pierre Bergé e o estilista Yves Saint Laurent à proprietária)
Lot 10
Autor Não Identificado
Par de Saleiros4,5 x 11 cmprata vermeilséc. XIXPar de saleiros em prata vermeil com marcas e contrastes Austro-Hungaro, com riquíssimo trabalho de ourivesaria e de uma beleza extraordinária, decorados com "Cabeças de Bachus e Animais Fantásticos", do século XIX. (Estas peças foram oferecidas de presente pelo casal Pierre Bergé e o estilista Yves Saint Laurent à proprietária)
Lot 11
Autor Não Identificado
Par de Candelabros55 cmbronzeséculo XIXPar de candelabros estilo Luis XV modelo "rocaille" em bronze para 5 velas cada. França.
Lot 12
Autor Não Identificado
Semanier123x60x32 cmmadeiraséc. XVIII"Semanier" construído de várias madeiras exóticas. Apresenta 7 gavetas emolduradas e com bela decoração de marqueterie florida e ferragens em bronze. França do século XVIII.
Lot 13
Autor Não Identificado
Par de mesas73 x 68 x 44,5 cmmadeira nobre, mármore e bronzeséc. XIXPar de mesas de apoio francesas em madeira nobre. Tampos de mármore e galeria em bronze de época. França.
Lot 14
Autor Não Identificado
Cômoda Papeleira113 x 117,5 x 64 cmraiz de nogueiraséculo XVIIICômoda papeleira de grandes proporções em raiz de nogueira. Caixa com tampo rebatível, interior dividido em vários compartimentos e segredos. Alemanha.
Lot 16
Autor Não Identificado
Excepcional par de mesas italianas75 cm altura / 90 cm diâmetroraíz de nogueiraséc. XVIII/XIXPar de mesas italianas, construídas em raíz de nogueira no modelo "til-top". Tampos decorados com rico trabalho de marchetaria. Coluna central e os pés recurvados.
Lot 17
Autor Não Identificado
Lustre francês103 cm alturabronze e pingentes em forma de gotas em cristalLustre francês para 12 lumes com estrutura em bronze e pingentes em forma de gotas em cristal. Acompanha em separado um conjunto de frutos e flores de várias cores lapidadas em cristal para colocar como adereço no lustre. Cúpulas de pergaminho.
Lot 18
Autor Não Identificado
Raro conjunto de 12 cadeiras106 cm alturamadeira de carvalhoséc. XVIIIConjunto de 12 cadeiras portuguesas em madeira de carvalho, seguindo os modelos "Chippendale" com espaldar e pernas entalhadas e com dourados. Pés em forma de garras de bola. Adquiridas no Antiquário Mallet em Londres.
Lot 19
Autor Não Identificado
Grande Travessa42 x 34 cmporcelana chinesaGrande travessa em porcelana chinesa da Cia das Índias. Dinastia Qing, reinado Qianlong (1736-1795), decoração azul e branco com flores, séc. XVIII.
Lot 20
Autor Não Identificado
Lanterna de teto51 cm alturabronze dourado e com placas de cristalLanterna de teto francesa com estrutura em bronze dourado e com placas de cristal Baccarat em forma de gotas e elementos estrelares.
Lot 21
Modelo Naval
Caravela Americana75 x 89 x 31 cmmadeira de nogueiraséc. XVIIIMaquete de caravela americana executada em madeira de nogueira, séc. XVIII.
Lot 22
Modelo Naval
Caravela inglesa real98 x 112 x 45 cmmadeira de nogueiraséc. XVII/XVIIIMaquete de caravela inglesa real executada em madeira de nogueira. Séc: XVII/XVIII.
Lot 23
Modelo Naval
Caravela88 x 101 x 37 cmmadeira de nogueiraséc. XVIIWappen Von Hamburg 1667 - Maquete de uma grande caravela executada em madeira de nogueira. Alemanha, séc. XVII.
Lot 24
Modelo Naval
Caravela inglesa86 x 89 x 35 cmmadeira de nogueiraséc. XVII/XVIIIMaquete de uma grande caravela inglesa executada em madeira de nogueira. Inglaterra séc. XVII/XVIII.
Lot 25
Modelo Naval
Caravela Inglesa Real74 x 79 x 34 cmmadeira de nogueiraséc. XVII/XVIIIMaquete de caravela inglesa real executada em madeira de nogueira. Inglaterra, séc. XVII/XVIII.
Lot 26
Modelo Naval
Caravela82 x 32 x 90 cmmarfimExcepcional caravela com sua vela, montada com placas de osso e marfim esgrafitado, em elegante superposição. No convés timão e três esculturas representando condutor e seus auxiliares com vestes típicas. Internamente, pescadora e seus peixes; vela com inscrição "Boa Viagem". China, inicio do séc. XX. Timão e esculturas de marfim. Peça assinada e com sêlo vermelho.
Lot 27
Modelo Naval
Caravela modelo Holandês33 x 33 cmmarfimséc. XVIIModelo idêntico à Caravela da Cia das Indias Ocidentais, executado na China.
Lot 28
Autor Não Identificado
Salva Bilheteira45 cm (diâm)prataséculo XXGrande salva bilheteira com 4 pés de prata brasileira, teor 833, decorada com folhagens e cachos de uvas, cinzelada e repuxada, ao centro com as iniciais "RAS - Governador Roberto de Abreu Sodré". Marcas do prateiro Alves Pinto.
Lot 29
Autor Não Identificado
Grande caixa16 x 51 x 20 cmprataGrande caixa em prata cinzelada e repuxada decorada com flores, folhagens e arabescos. Apresenta conjunto de miniaturas em marfim com pinturas dos principais monumentos da India, como Taj Mahal, Fort Amber, Templo dourado, Forte de Mehrangarh, Templo de Akshardham, Forte de Agra, Palácio de Japur, entre outros. (Apresenta uma pequena falta de prata na lateral). Peça de Coleção.
Lot 37
Um dos exemplares traz sua mão esquerda sobre o peito nu, e sua cabeça aparece recoberta de cachos ondulados. Túnica plissada perpassando o ombro direito e cobrindo os flancos, deixando à mostra a perna esquerda flectida. Asas douradas com sua plumagem representada com preocupação naturalistica.
O exemplar que lhe faz par também enverga túnica plissada e traz o peito parcialmente desnudado; seus braços se estendem sugerindo reverência.
Cabeça também recoberta de cachos ondulados.
Ambas as figuras se ajoelham sobre base oblonga representada como sucessão de nuvens enroladas sobre si mesmas. Brasil, do século XVIII.
Autor Não Identificado
Par de arcanjos em genuflexão83 cm alturamadeiraséc. XVIIIPar de arcanjos em genuflexão entalhados em madeira, encarnados e dourados.Um dos exemplares traz sua mão esquerda sobre o peito nu, e sua cabeça aparece recoberta de cachos ondulados. Túnica plissada perpassando o ombro direito e cobrindo os flancos, deixando à mostra a perna esquerda flectida. Asas douradas com sua plumagem representada com preocupação naturalistica.
O exemplar que lhe faz par também enverga túnica plissada e traz o peito parcialmente desnudado; seus braços se estendem sugerindo reverência.
Cabeça também recoberta de cachos ondulados.
Ambas as figuras se ajoelham sobre base oblonga representada como sucessão de nuvens enroladas sobre si mesmas. Brasil, do século XVIII.
Lot 38
Pablo Picasso
Figuras no Ateliê28 x 38 cmgravuraassinatura inf. dir.Exemplar 39/75. Com passe-partout 60 x 70 cm.
Lot 39
Autor Não Identificado
Cálice e Sineta21 cm / 13 cm alturaprata com banho de ouroséculo XXCálice e Sineta em prata com banho de ouro, dito Vermeíl, teor 925 ml. decorado no estilo "Bizantino" em filigrama com molduras e folhagens e flores. Esmalte na cor azul "powder blue", 12 ametistas e várias pérolas. A sineta tb o mesmo material e pedras preciosas na cor vermelhas. Peças de Coleção. Alemanha, inicio do século XX. (Este conjunto de peças ? Foi uma encomenda do Ultimo Imperador Alemão e Rei Guilerme II da Prússia "Friedrich Wilhelm Viktor Albrecht" (1888-1918), a seguir a 2 peças de cada tendo um conjunto para oferecer ao Papa na época e outro ficado na coleção do Imperador que posteriormente foi adquirido em leilão da Sotheby‘s. Conforme consta no documento da venda do famoso antiquário ROESNER em Hamburgo, especializado em peças históricas da nobreza alemã).
Lot 40
Autor Não Identificado
Invulgar cálice de prata vermeil12 cm alturaprata vermeilséc. XXInvulgar cálice de prata vermeil, teor 925 ml, base em cristal de rocha e base de prata decorado com cabochons de pedras preciosas e outras 4 figuras em prata de movimento "Surrealista", cada uma com pedra preciosa, Alemanha, assinatura não identificada no verso, séc. XX.
Lot 41
Autor Não Identificado
Conjunto de sala estilo Impériomognoséc. XXConjunto de sala estilo Império em mogno constituído por 4 cadeiras, par de poltronas de braços, banqueta e uma imponente mesa de apresentação ricamente decorada com esculturas neoclássicas em bronzes cinzelados e dourados a ouro fino, seguindo modelo de "Jacob-Desmalter", França, inicio do séc. XX.
Lot 42
Autor Não Identificado
Sopeira oblonga em prata inglesa38 X 45 X 29 cmprata inglesaSopeira oblonga em prata inglesa repuxada com bordas filetadas. Bojo liso com alças em asa, apoiado sobre base oval com borda perolada. Tampa abobadada encimada por pega moldada em formato de argola oval adornada por perolados. Presentoir de formato oval com elevação central onde se encaixa a base da peça. Alças laterais decoradas acompanhando o conjunto. Contraste da cidade de Londres de 1877 e chancela dos importantes prateiros Walter & John Barnard.
Lot 43
Autor Não Identificado
Sopeira54 x 46 cmprata portuguesaMaravilhosa sopeira oblonga com seu presentoir em prata portuguesa de linhas neoclássicas repuxada e cinzelada. Contraste da cidade do Porto, 916 ml usado a partir de 1938 e marca da joalheria Ferreira - Marques.
Lot 44
Autor Não Identificado
Biombo Chinês167 x 378 cmpapier doréséc, XVIII/XIXExcepcional Biombo Chinês com 6 folhas em "papier doré", ornamentado em policromia com paisagem urbana, com castelo, palácios, residências, pavilhões, jardins, rio, montanhas e lagos, templos e cenas do cotidiano com seus personagens numa cidade da época. China século XVIII/XIX. (NO ESTADO)
Lot 45
A cena retrata faisões e pequenos pássaros entre lagos, camélias brancas, peônias e diversos pinheiros. Simboliza os pinheiros que não perdem as suas folhagens representa a sustentabilidade da natureza, enquanto as camélias e as peônias representam o renascimento da primavera.
Autor Não Identificado
Biombo Japonês136 x 318 cmpergaminho1820Biombo executado em pergaminho com decoração policromada e dourada. Japão, período Edo (1606-1865).A cena retrata faisões e pequenos pássaros entre lagos, camélias brancas, peônias e diversos pinheiros. Simboliza os pinheiros que não perdem as suas folhagens representa a sustentabilidade da natureza, enquanto as camélias e as peônias representam o renascimento da primavera.
Lot 46
A cena retrata faisões e pequenos pássaros entre lagos, camélias brancas, peônias e diversos pinheiros. Simboliza os pinheiros que não perdem as suas folhagens representa a sustentabilidade da natureza, enquanto as camélias e as peônias representam o renascimento da primavera.
Autor Não Identificado
Biombo Japonês136 x 318 cmpergaminho1820Biombo executado em pergaminho com decoração policromada e dourada. Representa uma cena de paisagem com rios e montanhas. Diferentes espécies de faisões e pequenos pássaros que presidem a cena. Japão, período Edo (1606-1868), cerca de 1820.A cena retrata faisões e pequenos pássaros entre lagos, camélias brancas, peônias e diversos pinheiros. Simboliza os pinheiros que não perdem as suas folhagens representa a sustentabilidade da natureza, enquanto as camélias e as peônias representam o renascimento da primavera.
Lot 47
Autor Não Identificado
Conjunto de 4 Esculturas178 x 50 x 31 cmmármore italianoséc. XX.Conjunto de 4 esculturas de mármore Italiano de "Carrara" representando as quatro estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno, século XX.
Lot 48
Autor Não Identificado
Faqueiroprata inglesaséc. XVIII e XIXFaqueiro em prata inglesa, no estilo "King Pattern" (Padrão Real), este modelo é o mais conhecido e preferido dos padrões ingleses. Marcado com os contrastes da cidade de Londres, tendo diversas peças dos período Georgeano e Vitoriano, dos séc XVIII e XIX, constituído por 92 peças, sendo: 12 garfos, 12 facas, 12 colheres de sopa, 12 garfos e 12 facas de sobremesa ou salada, 12 colheres de sobremesa, 12 colheres de chá e 8 peças de servir. Adquirido no famoso antiquário Hermitage Silver em Old Bond Street em Londres.
Lot 49
Autor Não Identificado
Raro conjunto de 4 castiçais28 cm alturaprata inglesa1759Conjunto de 4 castiçais de prata inglesa, período George II. Hastes balaústres com ombreiras em concha, capiteis em forma de espirais com decoração chanfrada, sobre bases octagonais em relevo e brasão e monograma nas bases. Marcas da cidade de Londres, letra , contraste de William Café.
Lot 50
Autor Não Identificado
Excepcional par de grandes candelabros para 7 velas59 cm alturacandelabros em prataPar de grandes candelabros para 7 velas em prata francesa repuxada e cinzelada, decorada com elementos neoclássicos e renascentistas, sustentada por três leões bizarros com robustas garras. Apresenta três braços com animais fantásticos. Apresentam monograma. Contrastes "cabeça de minerva", teor 950 ml e marcas do prateiro Tetard, do séc. XIX. Peças de coleção.
Lot 51
Autor Não Identificado
Magnifico Samovar ao estilo Luis XVI60 cm alturaprata francesacerca de 1867Samovar em prata francesa repuxada e cinzelada ao estilo Luis XVI. Parte superior decorada com figuras neoclássicas em alegorias diversas com figuras de puttins, pássaros e frutos. Contrastes de Odiot, da cidade de Paris, cerca de 1867. Apresenta também contraste de Javali I da cidade de Lisboa com teor 916 ml. Esta peça participou da exposição Universal de Paris de 1867. Peça de coleção.
Lot 52
Estas peças vem reproduzidas no livro: "À Mesa com Elegância de Lia Willemsens Neves
da Rocha", às págs 78 e 79.
Autor Não Identificado
Conjunto de 4 ‘Entre-Dishes‘27 x 39,5 x 30 cmprata de lei Irlandesa, do período Vitoriano1839Raro e excepcional conjunto em modelo oval ‘rocaille‘. Bojo decorado em leves gomos sulcados, com alças frisadas implantadas em volutas e borda em godrões. Recipientes e bases em metal Old Sheffield para aquecimento. Ricos pés em repuxados e cinzelados modelados, folhagens com terminações reviradas. As tampas com brasões armoriais gravados de ambos os lados de Sir Benjamin - Lee Guinness (1798-1868). Contrastes da cidade de Dublin, letra e data, e marcas do importante prateiro Patrick Laughlin.Estas peças vem reproduzidas no livro: "À Mesa com Elegância de Lia Willemsens Neves
da Rocha", às págs 78 e 79.
Lot 53
Ferdinand De Braekeleer
Dia de Festa59 x 48 cmóleo sobre madeiraassinatura inf. dir.1847Importante pintura flamenga. Apresenta perda de tinta.
Lot 55
Stanislas Lépine
O Sena na Ilha de Saint-Denis32 x 60 cmóleo sobre telaassinatura inf. dir.Importante pintor da Escola Francesa que mais pintou Paris e paisagens com o rio Sena - (Discipulo do pintor Corot)
Lot 58
Di Cavalcanti
Retrato de Noemia54 x 45 cmóleo sobre telaassinatura inf. dir.1940Primeira mulher do artista. Participou da exposição do artista no Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1941.
Lot 59
Autor Não Identificado
Bureau Bookcase254 x 110 x 56 cmmaneiraséc. XIX"Bureau Bookcase", inglês estilo George II e à maneira de "Giles Grendley" em madeira nobre laqueada na cor negra e vermelha (laca japonesa) com riquíssima decoração em chinoserie em dourado e policromado. Parte interna em forma de "cabinet". Ferragens em metal recortado e cinzelado. Parte superior encimada por figura de anjo e lábaros nas laterais em dourado. Inglaterra do século XIX.
Lot 60
dourados de qualidade excepcional. A marchetaria
geométrica e a decoração é composta por frutas em
cesto, vaso e jarro. Apresenta-se com 3 gavetas e tampo
em mármore. Grande qualidade e riqueza no trabalho
de marchetaria em várias madeiras exóticas. França.
Autor Não Identificado
Cômoda estilo Luis XVI89,5 x 135 x 58 cmmadeira nobre, bronze e mármoreséc. XIXImportante cômoda estilo Luis XVI, modelo neoclássico (d´après Riesener) executada segundo o modelo do mestre ebaniste e bronzista real Jean-Henri Riesener(1734-1806) considerado o mais importante ebaniste do século XVIII, que executou a maioria dosmóveis encomendados por Luis XVI para o Palácio Versailles e era o ebaniste preferido de Maria Antonieta. Esta cômoda foi executada pela Maison Beurdeley. A execução possui uma grande riqueza de bronzesdourados de qualidade excepcional. A marchetaria
geométrica e a decoração é composta por frutas em
cesto, vaso e jarro. Apresenta-se com 3 gavetas e tampo
em mármore. Grande qualidade e riqueza no trabalho
de marchetaria em várias madeiras exóticas. França.
Lot 61
Autor Não Identificado
Cômoda papeleira portuguesa D. José122 x 127 x 72 cmjacarandá com entalhes em marfimséc. XVIIICômoda entalhada do terceiro quartel do séc. XVIII. Caixa ondulada na frente, com três gavetões e duas gavetas de tamanhos crescentes. Tampo de rebater mostrando nicho central com segredo, quatro escaninhos e quatro gavetas. Decoração com concheados e enrolamentos finamente entalhados. Pilastras salientes, saial repetindo a mesma decoração. Puxadores e escudetes em madeira. Pilastras de quinas ricamente entalhadas em forma de animais fantásticos com entalhes em marfim. Pés elevados em forma de enrolamentos vegetalistas e volutas.
Lot 62
Autor Não Identificado
Par de Consoles Italianos104 x 220 x 60 cmmadeira entalhadaséc. XVIIIMagnifico par de grandes consoles palacianos em madeira entalhada, vazada e dourada, de linhas moldadas em forma, sobre quatro pernas ricamente esculpidas com voluta dupla unida por duas barras transversais que culmina em um elemento floral com folhagens em rocaille central. Itália, do séc. XVIII. (No Estado) Proveniência Palácio Pignatelli, Roma. Leilão Sotheby´s, Paris. Bibliografia: E. Colle. II mobile rococó in Itália, Milano 2003, pág. 148 - 150, nº 32; M.G. Barberini, Life and the Arts in the Baroque Palaces of Rome: Ambiente Barocco, NY 1999, pp. 82;
Lot 63
Acompanha banqueta.
Steinway & Sons
STEINWAY & SONS - 1/2 Cauda - Modelo "O"instrumento musicalCaixa em madeira laqueada de negro com teclas de marfim. Primeira metade do século XX.Acompanha banqueta.
Lot 64
Autor Não Identificado
Caravela Takarabune21 x 23 x 5 cm / 33 x 19 cmporcelana japonesa, espelho e moldura de bronzeCaravela em forma de navio do tesouro, conhecido como o lendário ‘Takarabune‘, este incensório em porcelana japonesa com decoração em tons policromos, representa um navio mítico que carregava os Sete Deuses da Sorte e navegava pelos céus durante os primeiros dias do Ano Novo, visitando humanos sortudos para trazer prosperidade. Apresenta a vela decorada com o caractere ‘takara‘ e carrega itens mágicos e tesouros como o coral, o martelo mágico de ‘Daikokuten‘, pergaminho de sabedoria, moedas e outros. Sua tampa de abrir em forma de tinteiro com bronzes de época franceses. Peça semelhante à reproduzida à pagina e capa do livro ‘A PORCELA NA COMPANHIA DAS INDIAS NAS COLEÇÕES PARTICULARES, DE JORGE GETULIO DA VEIGA‘. Com plateau de espelho e moldura de bronze.
Lot 65
Bernard Buffet
Vaso de Flor60 x 73 cmóleo sobre telaassinatura sup. dir.1952Com Recibo da Galerie de La Présidence, Paris 1979.
Lot 66
Hans Petrsolt
HANS PETZOLT (1551-1633) NUREMBERG53 cm alturaprata alemã‘Trauben Pokal‘. Extraordinário e raríssimo ‘Goblet‘ ou ‘Cálice com Tampa‘ em prata alemã renascentista gótica repuxada e cinzelada com cúpulas e grandes gomos retorcidos. O barril da jarra balústre aplicada em três voltas e na base também com três montantes cariatides. Sobre a pega da tampa guerreiro com seus atributos e grande espada, o interior apresenta policromia de vermeil do séc. XVI. (Os proprietários de grandes tesouros procuravam ter objetos associados a grandes figuras históricas do passado e também presentes reais que sublinhavam a importância e antiguidade da família e seu poder na corte e a ligavam a heróis do passado. Um testemunho visível da cultura da família, prosperidade e poder. Era hábito celebrar as visitas reais às cidades e a inauguração de importantes negociações diplomáticas com presentes de peças de ouro e prata extraordinárias como símbolos de poder. Provavelmente trata-se de um presente real de casamento resplandecente dos Imperadores do Sacro Império Romano). Adquirido ao antiquário ROESNER em Hamburgo, especializado em peças reais e da alta aristocracia alemã. Antiga Coleção da Casa Hanover.
Lot 67
Autor Não Identificado
Serviço de Coposcristal da manufaturaBaccarat Importante serviço de copos, selado, composto por: 12 copos de pés elevados para água, 14 para vinho tinto, 12 para vinho branco, 10 fluts, 10 copos para whisky e 10 para long drink. Total de 70 peças. Estado Novo. Nos estojos originais de madeira.
Lot 68
Autor Não Identificado
Faqueiro de banqueteprata inglesaFaqueiro de banquete em prata inglesa, no estilo "King Pattern" (Padrão Real), este modelo é o mais conhecido e preferido dos padrões ingleses. Marcado com os contrastes da cidade de Londres, tendo peças dos períodos Georgeano e Vitoriano, dos sécs. XVIII e XIX, constituído por 207 peças, sendo: 24 garfos e 24 facas de jantar, 24 colheres de sopa, 24 garfos e 24 facas de sobremesa ou salada, 24 colheres de sobremesa, 24 colheres de chá, 24 colheres de café e 15 peças de servir. Adquirido no famoso antiquário Hermitage Silver em Old Bond Street em Londres.
Lot 69
Autor Não Identificado
Par de Botijas28,5 cm alturaprata inglesaRaro par de botijas para vinho em prata inglesa vitoriana apresentando bojo lavrado com representações alegóricas da fábula de ‘Leda e o Cisne‘. Parte superior decorada com palmetes e alças recurvadas. Contrastes da cidade de Londres de 1871 e marca do prateiro Stephen Smith.
Lot 70
A prata cumpriu um papel proeminente na projeção de riqueza, status, poder e ritual na vida britânica durante os séculos 17 a 19. Formas elaboradas como esta sopeira, com suas cabeças de leão, folhas de acanto, folhagens e detalhes canelados, não apenas apresentam riqueza em seu peso da prata, mas também forneciam aos proprietários reais e aristocratas uma superfície para exibir brasões de armas gravados. Formas elaboradas como esta sopeira.
Paul Storr
Rara e Excepcional sopeira35,5 x 53,5 x 41 cmprata1807Sopeira com presentoir de apresentação ‘Modelo Regence‘ em prata inglesa, reinado George III, corpo oval ornamentada com bordas de godrões intercaladas por folhagens e concheados, frisos florais e faixas geometrizadas. Alças laterais e a pega ornadas por folhagens esparramadas e cabeças de leão. Base almofadada, lisa e oblonga. Tampa abóboda acompanhando a mesma decoração . Presentoir com centro realçado, ornado por largos e finos concheados. Bordas em forma de grandes folhagens. No interior preserva seu forro original. Ao centro brasão de armas de Phillips George Faudel, 1º Barão de ‘Balls Park‘, Hertford. Contrastes de Paul Storr (1771-1844), da cidade de Londres, letra data para 1807. Importante prateiro, fornecedor oficial da Corôa Britânica e das principais Casas Reais Européias e vários aristocratas e clero. Dim: 35,5x53,5x41 cm. Antiga Coleção Onassis.A prata cumpriu um papel proeminente na projeção de riqueza, status, poder e ritual na vida britânica durante os séculos 17 a 19. Formas elaboradas como esta sopeira, com suas cabeças de leão, folhas de acanto, folhagens e detalhes canelados, não apenas apresentam riqueza em seu peso da prata, mas também forneciam aos proprietários reais e aristocratas uma superfície para exibir brasões de armas gravados. Formas elaboradas como esta sopeira.
Lot 71
Mathurin Moreau
Crepúsculo e Aurora250 x 43 x 55 cm (cada)escultura em bronzedéc. 1920Fundição VAL D‘OSNE. Reproduzido no livro "Fontes D‘art no Rio Grande do Sul" de José Francisco Alves, 2009, na capa e nas págs. 139, 140 e 141.
Lot 72
base 10 x 35 x 20 cm
Bruno Giorgi
Sem Título60 x 50 x 16 cmescultura em bronzeassinatura na peçamedidas sem basebase 10 x 35 x 20 cm
Lot 73
base 10 x 20 x 11 cm
Bruno Giorgi
Mulher Sentada26 x 17 x 10 cmescultura em bronzeassinatura na peçamedidas sem a basebase 10 x 20 x 11 cm
Lot 74
Bruno Giorgi
Tocador de Lira32 x 10 x 12 cmescultura em bronze patinadoassinatura na peçaExemplar nº 21/250.
Lot 75
Exposição Individual da Djanira no Museu de Belas Artes, 1976, Reproduzido no catálogo da Exposição.
Reproduzido e Comentado em Tese de Mestrado apresentada na Universidade de São Paulo (USP) por Lóris Graldi Rampazzo sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antonio guerra, 1987.
Djanira da Motta e Silva
Oleiro130 x 80 cmóleo sobre telaassinatura inf. dir.1960Participou d Exposição inaugural da Galeria Bonino, 1960Exposição Individual da Djanira no Museu de Belas Artes, 1976, Reproduzido no catálogo da Exposição.
Reproduzido e Comentado em Tese de Mestrado apresentada na Universidade de São Paulo (USP) por Lóris Graldi Rampazzo sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antonio guerra, 1987.
Lot 77
Escultura proveniente do Camboja, séc. XII Ex-coleção Cid Collection
Autor Não Identificado
Guerreiro Celestial - Cabeça122 x 53,5 x 60 cmEntalhe em pedraséc. XIIArte hindu. Quebra no pescoço; perda de suporte no chapéu, orelha.Escultura proveniente do Camboja, séc. XII Ex-coleção Cid Collection
Lot 78
Autor Não Identificado
Escultura - Torso Masculino129 x 60 x 19 cmEntalhe em pedraséc. XIIEscultura proveniente do Camboja, séc. XII . Ex-coleção Cid Collection
Lot 79
Edjo
Figura de Santuário Urhobo (ancestral masculino)213 cm (altura)escultura em madeira pintadaÁfrica, cultura Yoruba. Ex-coleção Cid Collection
Lot 80
Edjo
Figura de Santuário Urhobo (ancestral feminino e bebê)213 cm (altura)escultura em madeira pintadaÁfrica, cultura Yoruba. Ex-coleção Cid Collection
Lot 81
Burle Marx
Natureza Morta50 x 65 cmóleo sobre telaassinatura inf. dir.1933Reproduzido no Catálogo da Exposição da Bolsa de Arte do RJ.
Lot 83
Autor Não Identificado
Raro e Importante Serviço de porcelana Companhia das Índias, dinastia Qing, reinado Qianlong (1736-1795) porcelanaporcelanasec. XVIIICom ricos esmaltes da Família Rosa, pertencente ao "Serviço Imperial e Real de D. João VI", conhecido como "Serviço dos Pavões". Na sua borda figuram quatro ramos em rouge de fer alternados com chamativas estilizações de ramos na cor azul. Ao centro como elemento principal aparece um casal de pavões sobre um rochedo cercado por uma ramo grande de peônias, separados da borda por um friso flordelisado. Composto de 44 pratos rasos (23 cm), 14 fundos (23cm), uma sopeira com presentoir (25 x 37 x 28 cm - A x L x P) ,duas travessas oitavadas (41 x 33 e 37 x 28 cm), duas travessas ovais (40 x 30 cm) , três travessas redondas ( 28,26 e 25 cm), dois pares de molheiras com tampa , quatro molheiras com alças, duas travessas ovais fundas (39 x30 e 29 x 24 cm), um réchaud redondo (28 cm) , três travessas pequenas oitavadas (19 x 15 cm) e uma ovalada (26 x 16 cm). Total de 80 peças.
Lot 84
Autor Não Identificado
Par de Castiçais29 cmprata alemãséc. XVIII/XIXEstilo barroco, tem forma balústre ricamente moldados. Os capitéis bulbosos são embelezados com rica decoração floral cinzelada e repuxada com figuras femininas e querubins tocando instrumentos musicais. Os mesmos são guarnecidos com um belíssimo conjunto de turquesas do Irão e várias gemas granadas na cor rubi. As bases são suportadas por almofada estofada de veludo Bordeaux. .
Lot 85
Autor Não Identificado
Grande Espelho Emoldurado97 x 73 cmespelhoGrande espelho emoldurado por lâmina de prata repuxada, cinzelada com decoração de folhas e flores. América do Sul, século XIX.
Lot 86
Autor Não Identificado
Tabuleiro com alças39 x 62 cmprata de lei inglesaTabuleiro com alças de prata de lei inglesa, período vitoriano, contraste de Londres, letra data para 1887, e marca do prateiro JATS. Centro lavrado com flores e borda com perolados.
Lot 87
Autor Não Identificado
Estojo de Talheres52 x 33 cmprata inglesa, com cabo de marfimExtraordinário estojo de talheres "trinchantes" de servir em prata inglesa, com cabos de marfim, período George III, contrastes da cidade de Sheffield, letra data para 1824-5, punções de J.B. Peças de coleção.
Lot 88
Amilcar de Castro
Sem Titulo (p157)21 x 44 x 0,3 cmcorte e dobra chapa irregularassinatura na peça1998Reproduzido no livro do artista Amilcar de Castro Corte e Dobra, p. 157, sob registro IRR 46. Certificado nº CA 000.799
Lot 89
Amilcar de Castro
Sem Titulo (p6)23 x 0,3 cmcorte e dobra chapa irregularassinatura na peça1998Reproduzido no livro do artista Amilcar de Castro Corte e Dobra, p. 6, sob registro IRR 49. Certificado nº CA 000.802
Lot 91
Pedro Elorriaga Urtiaga
Sem Título37 x 14 x 10 cmescultura de bronze banhado de pretoassinatura na peçaExemplar nº 18/50
Lot 92
Autor Não Identificado
Grande medalhão da Cia das Índias46 cm (diâm)porcelana chinesaGrande medalhão em porcelana chinesa da Cia das Índias. Dinastia Qing, reinado Daoguang (1820-1850), decoração família verde com guerreiros a cavalo. Ideogramas no verso, séc. XIX.
Lot 93
Autor Não Identificado
Par de medalhões31 cm diâmetroporcelanaséc. XIXporcelana ‘Imari‘ em tons azul cobalto e rouge de fer, representando vaso de flores, período Meiji, Japão, século XIX.
Lot 94
Jean-baptiste Carpeaux
Busto du Genie de la Dance55 cmbronze sob base de mármoreassinadoAssinado e marcas de fundição. Obras deste artista se encontram representados em vários Museus da Europa e EUA, incluindo uma exposição retrospectiva recente na Gulbenkian.
Lot 95