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Candido Portinari - Balé Iara
Balé "Iara" o primeiro espetáculo brasileiro a fazer parte do circuito internacional
O Balé “Iara” foi encomendado, concebido e montado pelo diretor Coronel Wassili Basil (1888 – 1951), que foi um importante diretor de ópera e balé russo radicado na França, responsável por difundir o balé Russo no mundo. Com a 2ª Guerra Mundial em curso, o Original Ballet Russe, dirigido por Basil, afastou-se momentaneamente dos palcos europeus e passou a excursionar mais assiduamente pelo continente americano. Em 1941, a companhia iniciou uma vitoriosa turnê pelos Estados Unidos, percorrendo, em seguida, todos os países da América Latina.
Arquivo Projeto Portinari: Candido Portinari com Ivo Vania Psota, Francisco Mignone e o Coronel Wassili Basil, exibindo os estudos para cenários e figurinos do Balé Iara, 1944.
Conservando a tradição do balé russo, W. de Basil procurou enriquecer e renovar seu repertório, incorporando concepções arrojadas e modernistas de importantes artistas dos lugares visitados. "Iara", o primeiro balé brasileiro a entrar definitivamente no circuito internacional, nasceu de uma conversa numa frisa do Theatro Municipal de São Paulo, em 1942, entre o diretor russo e o poeta Guilherme de Almeida. A ideia era compor um enredo com temática brasileira, mas que transmitisse uma mensagem humana, de caráter universal. Para ele não bastava exibir coreografias consagradas, sempre que possível tentava incorporar ao espetáculo repertório da cultura local, onde estava. Realizou projetos semelhantes na Argentina, Uruguai e no Brasil.
"Encontrei no Brasil valores artísticos extraordinários. Conheci escritores, músicos e pintores notáveis. E ao lhes apreciar a arte, isolada cada uma no seu gênero, não pude reprimir o desejo de reuni-los." Comentário W. de Basil para um repórter em 3 de junho de 1942.
Concebido para ser o encontro de todas as artes e representar os elementos do folclore nacional tendo como inspiração principal a lenda indígena de Iara. O Balé Iara contou com argumento de Guilherme de Almeida (1890 - 1969), música de Francisco Mignone (1897 - 1986), realização coreográfica de Ivo Vania Psota (1908- 1952) e cenários e figurinos de Candido Portinari (1903 -1962). Foi provavelmente o primeiro balé a colocar em um palco a riqueza do folclore indígena e a questão social do país, apresentando a problemática dos retirantes nordestinos. Apesar da mitologia indígena “Iara” ser mãe das águas, Guilherme de Almeida insere seu contraponto o “Guaraci”, o sol, grande evaporador, por isso a região do bailado é o Ceará, o nordeste brasileiro, com sua paisagem de seca, local onde muitos retirantes tiveram que migrar para outras zonas para fugir da fome e da seca, o drama da falta da água. Apresenta também Iara sobre a influência da lua “Jaci”.
Arquivo Projeto Portinari: Foto:1.Thomas J. Farkas. Cena do Balé Iara com cenário e figurinos de Portinari, Julho De 1946. Foto:2. Thomas J. Farkas. Cena de ensaio do Balé Iara, no Teatro Municipal. Julho De 1946.
Antes de conhecer o Brasil, o diretor do balé russo já conhecia a arte de Portinari na Europa e nos Estados Unidos. "Tive de Candido Portinari uma impressão inapagável, pois ele deu-me uma emoção diferente, de colorido, de forma, de movimento, de força, de vida, enfim. Portinari é, na minha opinião, um moderno clássico."
Arquivo Projeto Portinari: Segunda cena, do 1º ato do Balé Iara, com grupo de bailarinos, no Teatro Municipal. Julho De 1946
Os personagens principais deste espetáculo são: retirantes, bumba-meu-boi, noivos pretos, vaqueiros entre outros. O balé Iara por reunir uma grande equipe de profissionais multidisciplinares: música, literatura, dança, artes plásticas e por estar fundamentado em grande pesquisa folclórica, musical, imagética foi um dos espetáculos mais importantes da época. Irão a leilão no dia 15 de maio, as 21 aquarelas que são estudos para os cenários e figurinos do Balé Iara, uma rara oportunidade de fazer parte desta grande história de nossa cultura.
Auction lots
Candido Portinari
Paisagem com Urubus32,5 x 48 cmguache sobre cartãodec. 40Projeto para figurino do Balé Iara, reproduzido à pg. 495 do vol. II do Catálogo Raisonné do artista, projeto para cenário do Balé Iara, sob nº 2155 [FCO4409]Candido Portinari
Paisagem com Espantalho e Urubus32,5 x 48 cmguache sobre cartãodec. 40Projeto para figurino do Balé Iara, reproduzido à pg. 495 do vol. II do Catálogo Raisonné do artista, projeto para cenário do Balé Iara, sob nº 2157 [FCO4411]Candido Portinari
Paisagem com Arco-Íris32,5 x 48 cmguache sobre cartãodec. 40Projeto para figurino do Balé Iara, reproduzido à pg. 495 do vol. II do Catálogo Raisonné do artista, projeto para cenário do Balé Iara, sob nº 2156 [FCO4408]Candido Portinari
Projeto para figurino do Balé Iara(1-16) 25,5 x 17,5 cm / (2) 17,5 x 25,5 cm18 aquarelas sobre papeldec. 401 - Reproduzido no Raisonné, pg. 487, vol. II, sob número 2128 [FCO 4991].2 - Reproduzido no Raisonné, pg. 489, vol. II, sob nº 2137 [FCO 4982].
3 - Reproduzido no Raisonné, pg. 489, vol. II, sob nº 2136 [FCO 4976].
4 - Reproduzido no Raisonné, pg. 492, vol. II, sob nº 2146 [FCO 4971].
5 - Reproduzido no Raisonné, pg. 483, vol. II, sob nº 2119 [FCO 4988].
6 - Reproduzido no Raisonné, pg. 489, vol. II, sob nº 2135 [FCO5001].
7 - Reproduzido no Raisonné, pg. 492, vol. II, sob nº 2147.
8 - Reproduzido no Raisonné, pg. 493, vol. II, sob nº 2149 [FCO 4973].
9 - Reproduzido no Raisonné, pg. 491, vol. II, sob nº 2141 [FCO 4979].
10 - Reproduzido no Raisonné, pg. 492, vol. II, sob nº 2148 [FCO4998].
11 - Reproduzido no Raisonné, pg. 483, vol. II, sob nº 2118 [FCO5004].
12 - Reproduzido no Raisonné, pg. 484, vol. II, sob nº 2122 [FCO4984].
13 - Reproduzido no Raisonné, pg. 488, vol. II, sob nº 2139 [FCO 5002].
14 - Reproduzido no Raisonné, pg. 490, vol. II, sob nº 2140 [FCO 4999].
15 - Reproduzido no Raisonné, pg. 491, vol. II, sob nº 2143 [FCO 4996].
16 - Reproduzido no Raisonné, pg. 488, vol. II, sob nº 2131 [FCO 4972].
17 - Reproduzido no Raisonné, pg. 494, vol. II, sob nº 2152 [FCO 4974].
18 - Reproduzido no Raisonné, pg. 494, vol. II, sob nº 2153 [FCO 5008].
Este lote inclui as obras do conjunto de lotes 5 a 22 deste leilão, totalizando 18 obras. A venda deste lote é prioritária e, caso seja arrematado, os lotes 5 ao 22 não serão vendidos separadamente.