Lote

Ciceri, Eugéne E Benoist, Philippe

RIO DE JANEIRO TOMADO DA ILHA DAS COBRAS
44 x 67 cm
litografia em cor com guache, sem margem
1852
Definidos por Pedro Corrêa do Lago como "As maiores gravuras do Rio de Janeiro, realizadas na França, na transição da pintura para fotografia". Publicadas em Paris pela casa Lemercier a partir de 1852, elas foram realizadas a partir de "daguerrotipos" (ancestrais de fotografias), tirados no Rio de Janeiro. A distribuição destas litografias no Brasil esteve a cargo da família casa Leuzinger do Rio de Janeiro. São 3 exemplares dessas valiosas e raras imagens, justamente famosas por suas dimensões, precisão, e beleza do seu colorido realizado na época. Abrange todo o litoral da cidade, desde o Pão de Açúcar até o São Bento e capelinha da Ilha das Cobras. Reproduzido nos livros "Iconografia do Rio de Janeiro" de Gilberto Ferrez, I, à p. 511, e "Brasiliana Itaú", à pp. 84-85.