Aldemir Martins
Aldo Bonadei
Alfredo Ceschiatti
Anita Malfatti
Antonio Bandeira
Antonio Dias
Antonio Gomide
Antonio Poteiro
Arcangelo Ianelli
Arlindo Dailbert
Arnaldo Ferrari
Artur Barrio
Augusto Rodrigues
B
Benedito Peretto
Burle Marx
C
Candido Portinari
Carlos Scliar
Carybé
Charles Amable Lenoir
Cícero Dias
Cláudio Tozzi
Clóvis Graciano
D
Daniel Senise
Dario Mecatti
E
Edgar Oehlmeyer
Emanuel Manasse
Emiliano Di Cavalcanti
Enrico Bianco
Ernesto De Fiori
F
Fang
Farnese De Andrade
Flávio De Carvalho
Flávio Império , Maria Bonomi E Renina Katz
Frans Krajcberg
Fulvio Pennacchi
G
Gustavo Rosa
I
Iberê Camargo
Ivald Granato
Ivan Freitas
J
J. Lazerges
Jorge Mori
José Antônio Da Silva
José Bechara
José Pancetti
José Pedrosa
L
Lívio Abramo
Lothar Charoux
Louis I´Cart
Luiz Paulo Baravelli
M
Manabu Mabe
Manoel Martins
Marcelo Grassmann
Maria Bonomi
Maria Guilhermina
Maria Tomaselli
Mário Gruber
Mario Zanini
Massimo Campigli
Maurício Nogueira Lima
Mira Schendel
N
Newton Mesquita
Noêmia Mourão
O
Omar Rayo
P
Paulo Rossi Osir
Pedro Alexandrino
Pedro Weingartner
R
Raphael Galvez
Reynaldo Fonseca
Ronnie Wood
S
Sérgio Millet
Siron Franco
Sou Kit
T
Thomas Santa Rosa
Tomie Ohtake
Tran Tho
V
Vasco Prado
W
Waldemar Belizário
Walter Levy
Wega Nery
Y
Yolanda Mohalyi


 
 
81 - MANABU MABE
SÉRIE CAFEZAL
73 x 170 cm
óleo sobre tela
ass. inf. dir. 1958
catalogado no Instituto Mabe sob nº 1165

 
SÉRIE CAFEZAL
23 x 65 cm
batik sobre tecido
ass. inf. esq. dec. 50
catalogado no Instituto Mabe sob
nº 1158
Manabu Mabe - Cafezal
Este é um trabalho surpreendente e de exceção na obra do artista. Trata-se do exemplo de um movimento peculiar da pintura, de alcance mundial, e muito ativa durante a década de 1950, quando surgiam essas figuras esquemáticas, longuilíneas, verticalizadas, onde a ausência de perspectiva era uma referência direta às figuras encontradas na pintura da Grécia Clássica, recortadas geometricamente ou, mesmo, à dança e aos movimento ritualísticos encontrados na pintura egípcia ou na pintura africana tribal. De certa forma, esta obra lembra os trabalhos de Bernard Buffet (1928 - 1999) e todo o movimento causados pelas figuras que usam grandes peneiras para a seleção dos grãos de café produzem uma série de recortes construtivistas que são contemporâneos ao grande movimento dominante do período, o Abstracionismo Geométrico.

Antonio Carlos Abdalla

 


 

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